Top 10 melhores restaurantes do Brasil

A caracterização de restaurante apareceu no século XVI, significando comida restauradora, e se referia em específico a uma sopa. A utilização moderna da palavra surge em torno de 1765 quando um parisiense abre seu estabelecimento, popular como Boulanger. E anteriormente à existência de restaurantes, o único lugar, com exceção das pousadas e tavernas, em que se disponibilizava comida pronta para consumir fora de casa, era a cozinha de rua. O primeiro restaurante como é conhecido atualmente foi Grande Taverne de Londres, com fundação em 1782 pelo Antoine Beauvilliers em Paris, que ficou 20 anos sem rival. Mas, de acordo com Guinness Book, o restaurante mais antigo do mundo e ainda funcionando é localizado na Espanha, o Sobrino de Botín, desde 1725, mesmo que pelos primeiros anos não fosse exatamente um restaurante, e sim uma estalagem para viajantes, tropeiros e mercadores. O dono era o cozinheiro francês Jean Botín e o restaurante ficava em outro endereço, diferente do atual. Atualmente os restaurantes podem traduzir a cultura e costumes de uma região e da cidade, como atrativo, sem contar a variedade de maravilhas gastronômicas disponíveis aos clientes nestes estabelecimentos. Nesta seleção estão os 10 melhores restaurantes do Brasil, de acordo com os viajantes, no ranking Travelers’ Choice, do site TripAdvisor.

A Figueira Rubaiyat – São Paulo, São Paulo

A Figueira Rubaiyat, casa de carnes, fica em São Paulo, e é destaque não somente pela boa comida, como também pelo próprio ambiente. Pelo terraço do restaurante, uma árvore majestosa e centenária chama atenção com galhos sobre as mesas. Este restaurante é décima posição na seleção dos 10 melhores restaurantes do Brasil, e foi até cenário do episódio de Os Simpsons, quando a família Homer visita o Brasil, na Copa do Mundo.

Era Uma Vez um Chalezinho – São Paulo, São Paulo

Este restaurante na cidade de São Paulo é muito interessante por ambiente de decoração aconchegante e com romantismo, e ainda pela boa comida. A especialidade da casa é fondue.

Coco Bambu – Lago Sul, Brasília-DF

Coco Bambu é oitava posição na seleção dos 10 melhores restaurantes do Brasil, e originário do Ceará possui unidades em quase 10 estados do Brasil, estabelecimento especial para conhecer. Este restaurante apresenta cardápio variado, e o destaque é a culinária brasileira e pratos com frutos do mar. O lugar foi selecionado por júri como a melhor cozinha de peixes e frutos do mar da cidade, em edição da revista Veja Brasília Comer e Beber de 2011/2012.

Manjar das Garças – Belém, Pará

O representante do Norte do Brasil, de culinária eclética, é o Manjar das Garças. O local é no interior do complexo de turismo e lazer Mangal das Garças, cercado por natureza, e já recebeu premiação com troféu de melhor restaurante variado, por júri da revista Veja Belém Comer e Beber, em 2011/2012, e 2009.

Taste-Vin – Belo-Horizonte, Minas Gerais

Taste-Vin, francês, é sexta posição na seleção dos 10 melhores restaurantes do Brasil. O local se caracteriza pelo romantismo e é indicado para ocasiões especiais. Taste-Vin foi eleito o melhor francês e a melhor carta de vinhos da cidade, em edição da revista Veja BH Comer e Beber 2013/2014.

Na Brasa – Porto alegre, Rio Grande do Sul

Na Brasa é quinta posição na seleção dos 10 melhores restaurantes do Brasil, e combina com a fama dos gaúchos, como bons churrasqueiros. O estabelecimento tem especialidade em carnes e recebeu prêmio de melhor carne/rodízio por júri da revista Veja Porto Alegre Comer e Beber, edição 2011/2012.

Taypá – Brasílida-DF

Taypá já foi eleito melhor restaurante por júri da edição 2013/2014 de Veja Brasília Comer e Beber, e se destaca pela comida peruana, contemporânea e internacional.

Koh Pee Pee – Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Koh Pee Pee é terceira posição nesta seleção, dos 10 melhores restaurantes do Brasil. E a especialidade é na gastronomia tailandesa, em Porto Alegre, sendo interessante para encontros românticos e ocasiões especiais. E este restaurante foi determinado o melhor oriental por júri da revista Veja Porto Alegre Comer e Beber por muitos anos, a incluir em última edição, 2013/2014.

Camarões Restaurante – Natal, Rio Grande do Norte

Camarões Restaurante é especializado na comida brasileira e frutos do mar, e segunda posição na seleção dos 10 melhores restaurantes do Brasil. A avaliação do mesmo é como parada obrigatória na cidade, de acordo com usuários do site de viagens, e interessante para vários perfis de clientes, desde famílias com crianças, casais, grandes grupos, e até para clientes a negócios.

Voilá Bistrot – Paraty, Rio de Janeiro

A posição líder na seleção dos 10 melhores restaurantes do Brasil é do Voilá Bistrot, em Paraty, Rio de Janeiro. O local é especializado na culinária francesa, e o destaque é por ser romântico e ideal para ocasiões especiais, de acordo com o site.

Artigos Relacionados