3 Métodos Populares na Culinária Brasileira

A culinária brasileira é conhecida por suas influências européias, africanas e ameríndias. Por ser tão culta e diversificada, os cozinheiros utilizam uma variedade de métodos de cozimento para obter os sabores apropriados. Desde assar em fogo aberto até grelhar lentamente, suas técnicas garantem refeições de alta qualidade.

Métodos de Cozimento Comuns na Cozinha Brasileira

1.      Forno de fossa

A autêntica comida brasileira é frequentemente cozida utilizando um forno fosco. Também conhecido como forno de terra, forno moído ou fossa, é uma das mais antigas e tradicionais estruturas de cozimento. Na verdade, ele é feito escavando um buraco no chão cheio de pedras quentes de vários tamanhos. As rochas maiores são colocadas na parte inferior enquanto as menores compõem a camada superior. A cova é então coberta com galhos, ou uma bandeja de cozimento mais moderna, com carne e legumes colocados em cima. A comida é então coberta para manter o vapor e o calor no lugar.

2.      Cozinhado lentamente

Uma das maneiras pelas quais a cozinha brasileira obtém seus sabores úmidos e ternos é através da cozedura lenta. Isto é popular nos pratos de carne, pois o calor longo e lento permite que os sucos sejam totalmente absorvidos. Colocadas em um fumeiro tradicional, em forno lento, ou mesmo em um forno a lenha, as carnes podem cozinhar por mais de 10 horas para obter a textura e os sabores perfeitos.

3.      Estilo Churrasco

Churrasco é uma palavra em português que se traduz aproximadamente para “churrasco”. No Brasil, é um método de cozimento comum que utiliza o carvão vegetal como fonte de calor. As brasas de madeira também podem ser usadas, mas não são tão populares. Esta técnica é usada para grelhar carne de vaca ou carne em um espeto longo. Uma de suas características definidoras é o uso de chimichurri, um molho feito com alho, óleo, vinagre e ervas aromáticas. Este estilo de cozimento proporciona um incrível equilíbrio entre o terroso e o defumado.

Artigos Relacionados